segunda-feira, 6 de junho de 2011

No Compasso da vida

Coração anda no compasso que pode. Não podemos perder de vista é o que queremos. Quem quer pode, mas quem quer nem sempre tem, pois as escolhas são nossas as conseqüências também. Por vezes a vida requer vagareza em sua caminhada para que possamos ver em plenitude o que nos aguarda.
Aristóteles, fundador do liceu afirmava em sua Ética a Nicômio que todo ser humano tem desejos, escolhas e aspirações. Não podemos andar depressa demais, nem devagar demais, mas no ritmo que me é permitido ir para que possamos ver a totalidade da vida. Andar no compasso ajuda a iluminar nossos desejos. Como saber se estamos sendo conduzidos pela razão ou pela teimosia? Como saber se estamos sendo conduzido pela razão ou pela teimosia de ficar no mesmo lugar e não querer seguir em frente? Mas as respostas estão dentro de nós mesmos e ai vamos precisar de aspiração, do sonho maior que conduz a vida.
Em minha vida tive momentos difíceis para discernir e também momentos difíceis para recomeçar, mas o que prevaleceu em mim foi à coragem de recomeçar e seguir em frente. Fiz muitas escolhas, e muitas delas foram bem acertadas. As que não foram, fiz de cada uma delas ponte para meu crescimento pessoal, espiritual e até profissional. Só consegui porque permiti que a razão atuasse, então consegui ser livre.
Sou verdadeiramente livre porque superei, supero a cada dia os desejos ruins. Por vezes consigo, por vezes não. Mas não desisto. Sou livre, pois respondi com um SIM bem sincero, mas o fiz porque andei no compasso certo junto ao meu coração. E com isso descobri que a sinceridade melhora nossas relações.
Cuidemos do essencial de nossa vida. Cuidemos de nossas escolhas. Lembremos de Tolstoi “A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira”.
Façamos o bem!
Nada mais racional que fazer o bem!
Andemos no compasso que nos é permitido.
Talvez o que tenha aprendido valha para você também.
Santa semana.

Com meu carinho de sempre
Rafael Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário