segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Padre Joãozinho, scj on setembro 4th, 2011

Até o final do ano deverei lançar um novo livro pela Editora Canção Nova. Estará totalmente escrito até o dia 26 de setembro. Estou nos finalmentes… O título e a temática geral prefiro manter em segredo. Mas vou postar aqui um capítulo para que você tenha um gostinho do que virá por aí. Só posso dizer que é como que o fechamento da trilogia começada por AS SETE VIRTUDES DO LÍDER AMOROSO e continuada com COMO LIDERAR PESSOAS DIFÍCEIS.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
AMABILIDADE
Quando escrevi o livro As sete virtudes do líder amoroso, percebi claramente que o amor é mais do que um sentimento. É a atitude que nasce de uma opção fundamental: abrir todas as dimensões do ser para acolher o outro. Descobri também que esta atitude precisa ser cultivada, exercitada. O amor é mais do que um talento natural. É uma “virtude”, ou seja, um hábito equilibrado e salutar.
Logo em seguida escrevi Como liderar pessoas difíceis. Aqui descobri que na moeda do amor existem duas faces. A “amorosidade” é apenas uma delas. Existe outra dimensão que nem sempre percebemos: a “amabilidade”. Diz o ditado italiano: “quem quer ser amado, amável deve se tornar”. Não basta amar. É preciso criar condições para que o outro me ame também.
Existem pessoas que cultivam uma espécie de “amor auto-suficiente”. Amam mas não se deixam amar. Acham isso até bonito. Pseudo-espiritualidades cultivaram este tipo de amor doente. Faziam de tudo para serem até mesmo desprezadas. No labirinto interior do coração humano existem estes minotauros neuróticos. É mais saudável a humildade de deixar que os outros me amem.
Pedir um favor para alguém é uma forma de ser amável. As pessoas de sucesso sabem equilibrar a amorosidade com a amabilidade. Na verdade é mais fácil amar do que deixar-se amar. Precisamos reconhecer nossos limites para deixar-nos ajudar. É tão bonito o testemunho de um enfermo que se deixa cuidar. Seu jeito de amar é humildemente deixar que os outros cuidem dele.
A amabilidade também é uma virtude. Precisa ser cultivada diariamente por meio de gestos concretos. É natural que queiramos resolver todos os problemas sem depender de ninguém. Mas será saudável?
No começo pode parecer um pouco estranho. Se você sempre foi uma miniatura de super-herói pode se sentir frustrado ao reconhecer que precisa da ajuda de alguém. Seja amável. Reconheça que precisa de alguém que o escute. Peça um favor. Isto não significa delegar todas as suas responsabilidades, ou virar um “aproveitador”. Há coisas que você deverá dar conta. Outro alerta. Mesmo sendo amável, pode ser que alguém não o ame. O amor se realiza mesmo na falta de reciprocidade. Neste caso você terá feito a sua parte.
Mas o que tenho observado é que em geral gostamos de ajudar as pessoas “amáveis”. Você surpreenderá as pessoas ao pedir com humildade coisas muito simples, como um copo d’água. Além disso, as pessoas se sentem amadas e valorizadas quando você lhes dá a oportunidade de amar.

@padrejoaozinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário